Como impedir que minha empresa sofra vazamento e violação de dados? 

Segurança, Tecnologia
Titulo: Como impedir que minha empresa sofra vazamento e violação de dados? com a imagem, em segundo plano,de um homem em pé apontando para um quadro

52% das violações de dados foi ocasionada por ataques maliciosos, enquanto 23% ocorreu devido a erros humanos. Uma em cada três empresas da América Latina afirma que foi vítima de malwares no ano de 2020. E o prejuízo gerado por esses ataques no Brasil é de mais de 30 milhões ao ano, segundo a IBM, site We Live Security e ao Canal Synnex Westcom, respectivamente.

Portanto, é melhor prevenir do que remediar, não acha?!

Pensando nisso, a Global Gate produziu esse artigo onde você encontrará 4 passos para impedir que sua empresa sofra vazamento e violação de dados, vamos lá?.

 

1. Controle o acesso

Dado ao enorme fluxo de informações vistas e tratadas no dia a dia da sua empresa, utilizar métodos de controle de acesso que provêm segurança e monitoram o rateamento dos dados, é uma maneira efetiva de prevenir vazamentos na sua missão critica.

Para isso, é válido possuir acessos específicos, como senhas ou mecanismos de reconhecimento para cada pessoa em ambientes físicos ou virtuais, conforme a hierarquia empresarial.

Restringir o controle sobre o compartilhamento das informações apenas ao proprietário dos projetos, pastas e documentos, além de possuir um histórico de ações realizadas por cada funcionário no ambiente empresarial, são boas práticas de segurança. 

 

2. Oriente seus colaboradores sobre vazamento e violação de dados

É essencial que os funcionários assinem um contrato de confidencialidade, estejam atentos as políticas de segurança da empresa, e as coloquem em prática. Pois, segundo o Blog Minuto da Segurança “erros de funcionários são responsáveis por 54% das ameaças a dados confidenciais das empresas”.

Portanto, para atingir esse objetivo, forneça treinamentos e palestras com o intuito de reduzir erros e preparar sua equipe para identificar ameaças.

Bem como, oriente-os a usar senhas fortes, evitando que seus direitos de acesso sejam facilmente descobertos, baixar arquivos de sites seguros e não omitir possíveis infecções.

Hackers buscam sistemas e programas vulneráveis o tempo todo, por isso as empresas que os desenvolvem estão sempre lançando atualizações que corrigem erros e estabelecem novas políticas de segurança.

Neste sentido, o ideal é sempre administrar os softwares e programas da sua empresa e garantir que estejam atualizados, evitando que hackers consigam se infiltrar em sua rede através desses.

Caso possuam dados privados em seus celulares ou tablets, vale a pena instruí-los também a habilitar a formatação do aparelho a distância em caso de perda ou roubo. Assim, diminuindo o risco de violação de dados.

 

3. Utilize ferramentas eficazes para evitar violação de dados

No mercado existem diversas soluções de TI disponíveis que podem contribuir para a proteção das informações, sobretudo, monitorando, controlando acessos, realizando cópias e protegendo os dados.

Alguns dos serviços que desempenham essas tarefas são:

Armazenamento em Cloud 

Gerencia e realiza o armazenamento de dados como serviço, em um provedor na nuvem.

Criptografia de dados para prevenir violação de dados

Um processo que codifica dados, tirando-os de sua versão original, com o intuito de deixá-los ilegíveis. 

Backup 

Serviço que faz cópia (testa e verifica dependendo da empresa) dados, arquivos, pastas ou discos, para sistemas secundários, que os armazenam.

Antivírus

Um programa usado para prevenir, detectar e remover malwares. 

Firewalls 

Sistema de segurança de rede que monitora o tráfego de entrada e saída com base em regras predeterminadas.

Endpoint contra vazamento e violação de dados

Serviço que identifica potenciais ameaças à estrutura de tecnologia das empresas, e garante a conectividade dos endpoints sem abdicar da proteção dos dados.

 

4. Tenha um plano de resposta a violação e vazamento de dados

Por mais que sua empresa conte com os melhores serviços de segurança citados acima e adote todos os protocolos necessários para assegurar sua operação critica, é importante possuir um plano de resposta e recuperação caso uma violação de dados ocorra.

Desta forma, elabora-se um documento onde consta o passo a passo das possíveis atividades a serem realizadas logo após o desastre. 

Esse plano tem os seguintes objetivos: reduzir perdas e gastos, dar suporte as áreas mais sensíveis da empresa logo após o evento, encurtar o tempo de paralisação das atividades, facilitar e coordenar ações de correções.  Provendo um ambiente seguro e uma equipe preparada para cada situação.

Apenas 33% das organizações na América Latina contam com um plano de continuidade do negócio, segundo ao ESET Security Report. Seja uma delas e proteja-se!

 

Conte com uma prestadora de serviços confiável

Acima de tudo, contar com uma instituição inovadora e confiável prestando tais serviços a sua empresa é sempre um diferencial! 

Ao contratar atente-se as suas certificações, por exemplo, em qual Tier ela se encontra, se está adequada aos modelos ISO e até ao modelo de construção do prédio em que atua, assim como também aos seus valores e ideais.

Afinal, desta forma, você terá acesso a soluções inovadoras, updates na estrutura da prestadora e poderá ter segurança e confiança de que sua operação critica está nas mãos certas.

 

Quer entender um pouco mais sobre os benefícios do backup e criptografia de dados para sua empresa? Clique no banner e baixe agora nosso Infográfico! Não perca.

Infográfico, proteção de dados

Post a comment