Tipos de malwares e como proteger a sua empresa deles

Segurança, Tecnologia
Tipo de Malwares e como proteger a sua empresa deles

Os malwares são programas desenvolvidos para executar ações maliciosas, com o intuito de infectar um computador ou uma rede de computadores. Eles podem espionar, roubar, destruir e distribuir ilegalmente dados capturados da máquina ou rede infectada.

Além disso, esses programas visam praticar golpes para obter vantagens financeiras, realização de ataques ao usuário, disseminação de spam, autopromoção e o vandalismo.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

 

Como esses malwares podem infectar o computador, a rede de computadores e até mesmo toda sua empresa?

De modo geral, os malwares conseguem atingir a sua operação através de uma ação direta ou indireta de seus colaboradores, ou sua.

Inicialmente os malwares conseguem se infiltrar nos dispositivos pela inserção de hardwares infectados. Isto significa que exploram as vulnerabilidades de programas instalados, entram pelo acesso de páginas não seguras na internet, através da utilização de navegadores vulneráveis, pela execução de arquivos infectados ou diretamente de outros computadores.

Quando instalados, passam a acessar os dados e permissões da máquina. Executam ações de acordo com o nível de acesso do usuário infectado e até facilitam a disseminação do mesmo na rede de computadores empresarial.

Quais são os principais tipos de malwares?

Os principais podem ser: vírus, Worm, Bot, Spyware, Ransomware e o Cavalo de Troia.

1- Vírus

É parte de um programa que se instala realizando cópias de si mesmo e infectando outros arquivos para se tornar parte deles. O usuário precisa executar o arquivo para ativar o vírus.

Consequentemente quando a ativação ocorre, o vírus pode permanecer oculto, infectando de maneira silenciosa ainda mais sistemas no computador. Desta forma, realizando ações maliciosas na máquina sem o conhecimento do usuário, como a obtenção de dados sigilosos.

2- Worm

É um programa que consegue se instalar em vários computadores apenas duplicando a si mesmo. Conhecido por causar danos ao desempenho de redes as quais o computador infectado pertence, consumindo grande parte do armazenamento da máquina infectada.

3- Bot

É um programa que realiza sua propagação de forma similar ao Worm, se duplicando automaticamente explorando vulnerabilidades de sistemas já instalados na máquina.

Porém, o bot possui mecanismos de comunicação que permitem o controle de forma remota do computador infectado pelo hacker que o programou. Portanto, tornando-o capaz de realizar ações maliciosas na máquina infectada, como espionagem corporativa.

4- Spyware

Foi desenvolvido para coletar e repassar as informações do computador infectado. Pode ser utilizado para acessos maliciosos, como, por exemplo, para espionagem e aquisição de logins e senhas.

5- Ransomware

É uma categoria de software malicioso que se apropria dos dados que residem no computador infectado, criptografando-os no PC da vítima, tornando-os inacessíveis. Posteriormente, para obter acesso aos dados novamente, quem foi infectado precisa fazer um pagamento (geralmente em Bitcoins) para resgate.

6- Cavalo de troia

É um tipo de malware que pode ser baixado no formato de programa ou arquivo e aparentemente ele executa a ação primária pelo qual foi instalado. Porém, esse programa, na verdade, está realizando ações maliciosas no computador infectado, sem que o usuário a perceba.

Como posso assegurar a proteção dos meus dados?

Para se prevenir destas ameaças é imprescindível: manter seus computadores e softwares sempre atualizados, não clicar em links ou fazer o download de arquivos suspeitos, acessar anexos e imagens somente de e-mails confiáveis, utilizar um software de antivírus, etc.

Para proteger os arquivos de sua empresa destes tipos de malwares o ideal é utilizar servidores na nuvem, com endpoints, em um data center certificado e assegurados por backup 3,2,1.

Saiba mais sobre a Global Gate e como podemos te ajudar a manter a sua empresa segura!

Post a comment