Ondas de ransomware: como estar preparado?

Segurança

Ser vítima de um ataque de ransomware é apenas uma questão de tempo. Veja como estar preparado para novas ondas de ransomware.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

O ransomware é, de todos os tipos de malware, o que teve a maior cobertura da mídia nos últimos anos devido ao fato de que várias empresas e governos de todos os tamanhos, em todo o mundo, foram suas vítimas.

Em diversas ocasiões, organizações criminosas impactaram de forma bastante negativa as operações de seus alvos, como nos recentes casos ocorridos na Argentina, Chile ou México, para citar apenas alguns países da da América Latina.

O que é ransomware?

Ransomware é um tipo de software malicioso que apropria-se dos dados que residem no PC da vítima e solicita o pagamento de um resgate em troca dos dados.

A técnica usada pelo ransomware é criptografar os dados no PC da vítima, tornando-as inacessíveis. Após o pagamento do resgate, a vítima pode receber a chave para quebrar o algoritmo.

Em primeiro lugar, os criminosos visam o público em geral, mas passaram a atacar empresas e agências do governo em busca de maior lucro. E agora, além de roubar os dados, eles também realizam extorsões com a ameaça de divulgar os dados em público.

Quem está por trás dos ataques de ransomware? São organizações criminosas, inclusive algumas com afiliações de pessoas de vários países, que possuem recursos portanto para financiar suas operações e são muito bem capacitadas.

Ondas de Ransomware

Estima-se que até 2021 os custos com danos de ransomware em escala global serão de US$ 20 bilhões, portanto um aumento de 5.700% em relação a 2015 (fonte: Cybersecurityventures).

Os alvos, acima de tudo, são escolhidos com inteligência prévia. Além disso, existem criminosos que oferecem serviços de ransomware, o que facilita para realizar campanhas criminosas em grande escala.

Todo segundo conta…

O ransomware é uma ameaça líder com base no impacto que tem dentro de uma organização, pois um ataque de ransomware pode fechar uma empresa.

Devido ao sucesso financeiro do ransomware, ele continua a atrair criminosos, que lançam ataques em grande escala que procuram sugar vítimas ou que planejam ataques bem focados em alvos que têm maior chance de pagar.

Em conclusão, selecionar uma opção de segurança no mercado de hoje pode ser um grande desafio. Que tal dar esse passo agora mesmo? Solicite o contato da nossa equipe para que juntos possamos encontrar a solução ideal.

Post a comment