Criminosos personificam marcas para sequestrar perfis no WhatsApp

Segurança

Investigação da The Hack mostra como criminosos estão criando perfis falsos de marcas no Instagram para sequestrar perfis do WhatsApp.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

O sequestro de perfis do WhatsApp virou um dos golpes favoritos da cibercriminalidade brasileira. Na maioria das vezes, o ladrão de dados aborda a vítima via ligação telefônica, usando motivos diversos para convencê-la a ceder o código recebido via SMS. Este código, como todos nós sabemos, é o token de confirmação e cedê-lo significa dar seu perfil para o meliante.

Ao longo das últimas duas semanas, a The Hack constatou que os criminosos estão usando um novo método bastante criativo para ludibriar os internautas: eles estão personificando marcas famosas no Instagram, sobretudo aquelas empresas que atuam no ramo de fabricação e venda de eletrodomésticos linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar etc.).

Funciona assim: o golpista registra uma conta se passando pelo suporte técnico da companhia em questão, adotando usernames e fotos de perfil que realmente se assemelham às originais.

Em seguida, eles monitoram os perfis reais das fabricantes em busca de comentários de internautas que possuem algum tipo de problema técnico a ser resolvido. É neste momento portanto que os meliantes entram em contato via mensagem direta e começam a montar a armadilha.

Era ruim, está piorando

Estamos tratando aqui de um clássico problema de gerenciamento de presença digital. É responsabilidade da empresa identificar usos maliciosos de suas propriedades intelectuais e representativas (logotipos, nome e elementos visuais) e tomar as medidas apropriadas para proteger o seu consumidor, reduzindo o nível de ruído na comunicação.

Clique aqui para conhecer todo o caso no site da The Hach.

A Global Gate é especialista em segurança da informação

Mais importante do que corrigir essas falhas é atuar na prevenção. Portanto, contar com ferramentas que agilizem a detecção das falhas e permita uma rápida solução é melhor caminho.

Que tal dar esse passo agora mesmo? Solicite o contato da nossa equipe para que juntos possamos encontrar a solução ideal pra você!

Post a comment