Vazamento de dados cresceu exponencialmente em 2020

Segurança

Estudos apontam que tentativas de fraudes mais do que dobraram no primeiro semestre do ano e vazamento de dados cresceu

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

Junto com o crescimento do trabalho remoto e a necessidade de adaptação do negócio, a pandemia trouxe consigo o vazamento de dados.

Segundo a Kaspersky, no primeiro semestre de 2020, as tentativas de fraude mais do que dobraram na comparação com 2019 e os ataques de ransomwares cresceram 300%.

Neste segundo cenário, informações valiosas para os negócios são sequestradas, comprometendo inclusive continuidade de uma empresa.

Análise da estrutura e suas fragilidades

Jean Jader Martins, diretor da Global Gate DC, em primeiro lugar, destaca que o momento exige uma análise minuciosa da estrutura das empresas e suas fragilidades.

“O cenário que vivemos atualmente evidencia ainda mais a importância da preservação da estrutura de informações. E manter essa segurança vai muito além de boas práticas na rotina dos profissionais. É preciso pensar na infraestrutura como um todo, especialmente no tipo de tecnologia, local para a armazenagem e quais as contingências e ações estão prontas para serem executadas quando um incidente acontecer”, diz.

O executivo destaca que contar com uma infraestrutura eficiente para a gestão e armazenagem de dados é o primeiro passo para evitar problemas neste sentido.

“Uma das ações assertivas é optar por estratégias híbridas, entre a empresa e um data center, por exemplo, que entregam alta disponibilidade, performance, escalabilidade e segurança. Estas estruturas levam em consideração uma série de cuidados que garante à empresa todos estes critérios, com a facilidade de pagar apenas pelo uso, poder licenciar seus sistemas operacionais também como serviço e ainda pagar em reais e com todos os impostos inclusos”, destaca.

Além do investimento em cibersegurança, Martins diz que o treinamento das equipes e a inclusão de boas práticas fazem a diferença.

“Uma consultoria pode ajudar a encontrar os pontos mais vulneráveis no dia a dia do negócio e vai apoiar na criação rotinas, dispositivos e ações para assegurar a integridade dos dados e a continuidade do negócio. Utilizar soluções de bloqueio a ataques, como Anti DDOS, conexão com criptografia, backup com proteção anti ramsoware, antivírus para os usuários, orientação sobre e-mails suspeitos e os tipos mais comuns de ataques neste meio, também é fundamental”, comenta.

Brasil é mais suscetível a vazamento de dados

A necessidade de investimento de negócios brasileiros em segurança da informação é uma urgência comprovada.

Segundo o Instituto Ponemon, em 2019 63% das PMEs do país sofreram algum incidente com dados. Em primeiro lugar, para reverter o quadro que pode comprometer o crescimento do negócio, é preciso atentar para as boas práticas as orientações legais.

“Existe, inclusive, uma norma de qualidade voltada especificamente para o gerenciamento da segurança da informação. É a ISO 27001. A questão não é “se” vai acontecer, mas sim “quando” vai acontecer. As empresas não estão imunes, mas precisam de fornecedores que se certifiquem a nível de ambientes, produtos, serviços e profissionais. Dessa forma, podem efetivamente ajudar seus clientes a mitigar os riscos e estar prontos para se recuperar rapidamente quando precisarem”, finaliza o executivo da Global Gate DC.

A Global Gate pode te ajudar nisso: somos especialistas em segurança de dados

Mas lembre-se: o mais importante do que corrigir essas falhas é atuar na prevenção. Portanto, contar com ferramentas que agilizem a detecção das falhas e permita uma rápida solução é melhor caminho.

Que tal dar esse passo agora mesmo? Solicite o contato da nossa equipe para que juntos possamos encontrar a solução ideal pra você!

Envie um comentário