Data Center no Brasil: qual a melhor opção?

Data Center

Os problemas que muitas empresas têm com armazenamento de dados estão com os dias contados com um Data Center no Brasil. Data centers nacionais com alto índice de disponibilidade, redundância e tolerância a falhas já atingem patamares internacionais de qualidade.

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

A presença de data centers certificados consolida o nosso país como player de nível internacional no ramo da tecnologia, e impõe um marco para o desenvolvimento econômico nessa área. Além disso, um data center no Brasil tem outra vantagem: quanto mais próximo, melhor.

É natural que neste cenário a cidade de Blumenau, que desponta como polo tecnológico, saia na frente. A certificação TIER III, primeira do estado e segunda da região Sul, obtida pela Global Gate, ajudará a empresa a atender uma demanda recente e urgente: desenvolver um ecossistema digital na região.

A tendência é que isso aconteça à medida que mais startups e equipes relacionadas se unam e reforcem sua posição como integrantes do processo.

A localização de um data center é um fator muito importante

O upgrade na qualidade da empresa otimiza o gerenciamento de operações, atingindo a maior taxa de disponibilidade possível. A inclusão de um alto nível de redundância e a redução drástica nos riscos atendem às crescentes demandas exigidas na economia digital.

Além dos critérios estritamente técnicos, a certificação TIER III atesta a qualidade de data centers com base em quesitos geográficos. Nesse sentido, uma localização privilegiada é de grande valia na obtenção dessa importantíssima validação.

Mas o que torna uma localização privilegiada em termos de estrutura de data center? Eis alguns dos fatores pouco conhecidos que influenciam na alta qualidade e no alto nível de disponibilidade do data center localizado em Blumenau.

Condição climática favorável

Para que equipamentos não sejam danificados e os dados não sejam comprometidos, a certificação determina que o ambiente onde são armazenados conte com um sistema de resfriamento de alta precisão, para que o controle da temperatura e da umidade do ar possam ser eficazes. Isso também garante o bom desempenho e a durabilidade das máquinas.

Qualidade das fontes de energia

Não é só pela possibilidade de queda. Fontes de má qualidade são instáveis e podem comprometer gravemente a integridade do servidor. É por isso que é importante contar com a redundância dos dados. A Certificação TIER III garante o funcionamento ininterrupto do data center, evitando que ele seja desativado por falta de energia.

Acesso rápido ao local de armazenamento

Além dos equipamentos empregados, não pode haver erro na escolha do local onde os dados ficarão armazenados, pois ali será hospedada uma parte crítica das empresas contratantes do serviço. Se o data center precisar de atualizações ou manutenção, quem está cuidando dele deve conseguir chegar até o local rapidamente.

Internet de qualidade

A largura de banda e boas redes de fibra melhoram o desempenho do tráfego de dados e evitam algumas dores de cabeça. Mas o que nem todos sabem é que distâncias mais curtas também significam conexões mais rápidas. Servidores mais próximos dos clientes reduzem a latência (tempo que os dados levam para viajar da origem ao destino).

Mão de obra

Polos tecnológicos levam vantagem na corrida por certificações de qualidade por disporem de um grande potencial de mão de obra qualificada, com profissionais capacitados e especialistas que farão a gestão dos servidores com o máximo rigor.

Fatores de segurança

Uma região segura, com baixo índice de criminalidade, fora das rotas de tráfego aéreo, protegida contra catástrofes naturais, risco químico, radioativo, de explosão ou de contaminação proporciona mais segurança à estrutura física do armazenamento de dados.

Monitoramento

A presença de monitoramento eletrônico na própria estrutura do data center também é um item primordial. A entrada e saída de pessoas deve ser altamente controlada e vigiada de forma ininterrupta. A prevenção e o combate a incêndios também figuram entre as prioridades.

Mobilidade urbana

Uma região que oferece livre trânsito e fácil acesso às principais rodovias, postos de combustível, helipontos e aeroportos também é um ponto a ser considerado. Um data center no Brasil, obviamente, oferece grande vantagem neste aspecto.

Um data center no Brasil facilita a comunicação

Não é porque trabalhamos com máquinas que o fator humano deva ser desconsiderado. Muito pelo contrário! O mundo digital surgiu para aproximar as pessoas. Por isso, o último item de nossa lista, mas talvez o mais importante aspecto a ser considerado na contratação de um data center, é o relacionamento.

A disponibilidade para solucionar eventuais problemas, sanar dúvidas e prestar todo tipo de assistência é fundamental. Portanto, em momentos de crise, ninguém quer ficar sujeito à frieza de chats ou e-mails. Nestas horas, nada mais apropriado do que um atendimento mais próximo, que entenda qual seu problema e ajude a resolvê-lo rapidamente.

Tudo isso só é possível se você puder contar com um data center no Brasil, o mais próximo possível.

Parece irrelevante, mas isso fará diferença quando você precisar de suporte técnico para verificar queda ou indisponibilidade dos serviços. Se o data center não estiver preparado para agir rapidamente, todo seu investimento começa a perder sentido.

Quer colocar nosso atendimento à prova? Converse com nossa equipe de especialistas.

Envie um comentário